Primeiros Anos
Em 1900, foi fundado o Club Athlético Paulistano, sem dúvida nenhuma o maior time do futebol amador do Brasil. Tinha como estrela maior o craque, o Pelé do amadorismo, o goleador Friedenreich, e seu fiel escudeiro Araken Patuska. De 1900 até 1929, quando acabou por fundir-se com a Associação Atlética das Palmeiras (Que não tem absolutamente nada a ver com o Sociedade Esportiva Palmeiras), o Paulistano venceu onze campeonatos paulistas. O time ia extinguir-se, pois os dirigentes estavam descontentes com os rumos do futebol no país. Alguns sócios que não concordavam com a extinção do clube procuraram apoio junto ao AA Palmeiras. O AA Palmeiras havia sido fundado em 1902, e seus sócios eram tradicionais famílias paulistas. O time alvinegro conquistou três campeonatos paulistas.
Da união dos dois clubes nasceu o São Paulo da Floresta. O novo time já nasceu muito forte, pois contava com os craques do antigo Paulistano, Friedenreich (então com 38 anos, mas conservava o toque finíssimo), Araken, Formiga e Waldemar de Brito. O primeiro presidente do time foi Edgard de Souza, eleito pelos sócios. A data de fundação do time é 27 de janeiro de 1930. A idéia era que fosse 25 de janeiro, para coincidir com o aniversário da cidade, mas a papelada não ficou pronta a tempo.
O uniforme da equipe trazia uma lembrança dos precursores: a faixa horizontal vermelha do paulistano, a faixa também horizontal preta do AA das Palmeiras, e o branco, comum aos dois. O escudo do time, um dos poucos do país que não mudou com o tempo, foi desenhado pelo alemão Walter Ostrich.
O primeiro jogo do time foi contra o Clube Atlético Ypiranga. Resultado? 3 a 0, com gols de Formiga (o primeiro da história do clube), Araken e Friedenreich.
No mesmo ano de fundação, o time foi vice campeão paulista, um resultado animador. Na temporada seguinte, a equipe conquistaria seu primeiro título, em cima do Corinthians, por 4 a 1. O time, de tão forte, ficou conhecido como o Esquadrão de Aço.